[CURIOSAMENTE CURIOSO] Sick Lit e Chick Lit: O que são e uma listinha básica dos melhores livros.

julho 25, 2017


Olá galera, tudo bem com vocês? Hoje vou apresentar a vocês dois gêneros literários que vem fazendo muito sucesso e vendo milhares de livros.

Quem nunca ouviu falar de Sick Lit e Chick Lit? Muitas pessoas podem não saber sobre eles, mas com toda a certeza já leram inúmeros livros que se encaixam em suas descrições. Tudo começou quando a literatura infanto-juvenil tomou proporções gigantes no mercado editorial, fazendo com que os seus livros ocupassem grande parte da lista dos mais vendidos do The New York Times. Alguns dos grandes sucessos foram A culpa é das estrelas de John Green e As vantagens de ser invisível de Stephen Chbosky. Mas o que difere cada um deles?

Sick Lit (ou literatura enferma, em português) são as histórias que trazem personagens envoltos de doenças ou transtornos sérios como depressão, bulimia, câncer, autismo, esquizofrenia, automutilação, entre outras, o que para muitos pode ser preocupante e até mesmo gerar uma tendência negativa, já para outros é uma forma de fazer com que tais personagens e suas tramas sejam uma espécie de "moral" onde pode existir uma ajuda. É um gênero polêmico, mas que ao meu ver tem livros realmente bons e que ao final você consegue tirar uma lição realmente valiosa para sua própria vida, como Extraordinário de R. J. Palacio. Inclusive, o site O Globo publicou esta (muito boa) matéria sobre o tema, e vale muito a pena ler.

Já o Chick Lit, é um gênero totalmente contrário ao Sick Lit. São histórias de ficção feminina (ou literatura feminina, como você poderá encontrar em muitas livrarias), onde são abordados questões das mulheres modernas. São são romances leves e divertidos. Ainda está em crescimento no mercado editorial brasileiro, sempre apareceu na lista dos mais requisitados e vendidos. Vale a pena deixar ressaltado: ele não entra como uma subcategoria do romance, já que em muitas historias a relação da protagonista com a família pode ser muito mais importante do que o seu relacionamento amoroso. A maior parte dos problemas apresentados nos livros são da vida rotineira de uma mulher: seus anseios em relação ao corpo, problemas em relacionamentos (seja com a família ou conjugal), seus pensamentos, sua maneira de lidar com varias questões pessoais, e etc. Para saber mais sobre o gênero, leia este post interessantíssimo que encontrei.

Curiosamente curioso: Meus mandamentos literários

LISTA DE LIVROS 

No post passado eu fiz um desabafo literário, e um dos meus mandamentos era exatamente este "seja dono da sua própria opinião". Ambos os gêneros contem livros fabulosos, mas sei que muitas pessoas tem uma pé atrás em relação as livros do sick lit e entendo perfeitamente. Se você está passando por algum dos problemas citados ou conhece alguém que os tenha, acredito que vale a pena refletir se a leitura é válida ou não. Talvez ela consiga ajudar de alguma forma. Entretanto, o que vale é o tentar.

SICK LIT
À Procura de Audrey, Sophie Kinsella.
Amy & Matthew, Cammie McGovern.
Cartas de Amor aos Mortos, Ava Dellaira
A Lista Negra, Jennifer Brown
Nuvens de Ketchup, Annabel Pitcher
Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven
O Herói Improvável da Sala 13B, Teresa Toten 
Eu Estive Aqui, Gayle Forman

CHICK LIT
Anexos, Rainbow Rowell
Os delírios de consumo de Becky Bloom,  Sophie Kinsella
Não sei como ela consegue, Allison Pearso
Um dia, David Nicholls
Simplesmente Acontece - Cecilia Ahern
Um Amor de Cinema, Victoria Van Tiem
O Segredo de Emma Corrigan, Sophie Kinsella
Azul da Cor do Mar, Marina Carvalho


Espero (de verdade) que você possa apreciar todas estas leituras. 

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros