[INDICAÇÕES DA MARIE] OS FABULOSOS LIVROS DE JANE AUSTEN.
abril 20, 2019
Olá queridos, tudo bem? Hoje trago as indicações dos livros de Jane Austen, esta autora inglesa que a séculos vem encantando a todos que leem suas histórias. Cada uma delas apresenta grandes história com críticas socioculturais da época de Austen, além de personagens que podem servir como um estudo de vitrine comportamental.
Razão e Sensibilidade: É um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa. As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.
Emma: Ao comentar sobre Emma Woodhouse, Jane Austen brincou com seus leitores ao dizer que Emma é o tipo de "heroína que ninguém além dela própria iria gostar muito". Entretanto, ela é irresistível, dona de uma personalidade singular e capaz de despertar no leitor o amor e ódio ao mesmo tempo. Emma é profunda, talvez por isso seja a única personagem dos seis livros publicados de Austen, cujo próprio nome é também o título da obra. O livro é um ótimo exemplo de sagacidade e ironia, típicos da escrita de Jane Austen, e é considerado por muitos seu romance mais elaborado. A habilidade que a escritora teve em demonstrar os diversos aspectos da natureza humana de forma bastante realista e afetuosa eleva esta obra a uma sátira brilhante.
A Abadia de Northanger: Escrito ainda na juventude de Jane Austen e publicado postumamente, em 1818, "A Abadia de Northanger" é, sem dúvida, um dos romances mais elaborados da época – uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira sutil, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a tranquila e, por vezes, tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe. Jane Austen faz um eloquente contraste entre realidade e imaginação, entre uma vida pacata e as situações sinistras e excitantes que os personagens de um romance podem viver.
Mansfield Park: Fanny Price mora de favor na casa dos tios ricos, para onde foi levada aos 12 anos, e aparenta ser uma menina doce e diz "sim" a todos os caprichos de seus tios e primos. Austen, no entanto, mostra mais uma vez porque merece as honras que recebeu: apesar da aparência frágil, Fanny concentra em si diversos conflitos da alma humana, mostrando-se uma personagem forte e profunda que certamente cativará leitores de diversas idades e contextos sociais. Recheado de dissimulação, “Mansfield Park” revela a sociedade inglesa do século XIX, com seus costumes peculiares e muitas vezes aprisionadores.
Persuasão: Foi o último trabalho completo de Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, uma das heroínas mais tranquilas e reservadas de Austen, mas, ao mesmo tempo, uma das mais fortes e abertas às mudanças. O livro enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz. Austen expõe de maneira sutil como uma mulher pode passar por cima das convenções sociais e das restrições femininas em busca da felicidade.
Outras obras
Jane produziu uma única peça teatral, intitulada Sir Charles Grandison, escrita em 1791 ou 1792 e publicada somente em 1980. Também existe suas obras mais curtas:
O romance epistolar Lady Susan é o conto sombriamente humorístico dos esquemas e maquinações aórticas de uma coquete ambiciosa e sem princípios. Os Watson é a história da refinada e instruída Emma Watson, forçada pelo segundo casamento de sua tia a voltar para a casa de seu pai carente e enfrentar os planos matrimoniais e as intrigas de suas irmãs. Começado nos últimos meses da vida de Jane Austen, Sanditon , instalado em uma ex-vila de pescadores em rápido crescimento, rapidamente se tornando um resort da moda, zomba dos habitantes da nova cidade litorânea, com toda sua hipocondria, falta de inteligência e auto-obsessão.
Além das outras obras juvenis, que serviam para entreter sua família. Nunca foram publicadas (em seu época), e já demonstravam seu talento único. Agora, estão disponíveis graças a editora Juvenília Press: The Three Sisters; Love and Freindship (falha ortográfica no título - *Freindship em vez de Friendship) é famosa entre os estudiosos; The History of England; Catharine, or the Bower; The Beautiful Cassandra. Henry e Eliza: A Novel; Edgar & Emma; Evelyn; The Adventures of Mr. Harley; Lesley Castle e Frederic e Elfrida.
0 comentários