GLOSSÁRIO LITERÁRIO.



TBR (TO BE READ): Lista de livros que você não leu ainda, ou lista de livros que pretende ler.

TBR JAR: Pegar um pote e colocar papéis em que estão escritos vários livros ainda não lidos. Deve sorteá-los e ler o nome que sair ;)

BOOK TALK: Discutir sobre um livro.

BOOK HAUL: É quando você mostra o livros novos que você comprou, ganhou ou recebeu.

UNHAUL: Livros que irão der doados ou vendidos.

WRAP UP: Mostra os livros que foram concluídos.

BUDDY READ: Quando você faz uma leitura simultânea com um amigo. Dividindo as suas percepções do livro.

BINGE READING: Maratona de um livro/série de uma vez (como ler todos os livros de As Crônicas de Fogo e Gelo).

BOOKSHELF TOUR: Um passeio pelas estantes mostrando como elas são organizadas e que livros que você tem.

READATHON: Aquele mega esforço em atingir sua meta de leitura, seja ela diária, mensal ou anual. São temas ou desafios específicos para se atingir o seu ideal ou proposto ao grupo de leitura.

ARC/ARE: Uma prova do livro antes de ser publicado. Livro não revisado que é lançado a blogueiros e jornalistas antes do lançamento.

MC: Personagem principal. | POV: Pontos de vistas que podem ser único ou de diversos personagens. | POC: qualquer etnia que não seja caucasiano branco. 

MM: romances gays (masculino-masculino) | FF: romances lésbicos (feminino-feminino) FM: romance hétero (feminino-masculino).

IYT: Livro ainda não publicado (por exemplo, a continuação de uma série). |  IP: A editora está produzindo novas tiragens (por isso muitos livros se apresentam com muitas edições). | OP: Livros está esgotado.

UNBOXING: Abrir caixas e descobrir as coisas lindas que tem dentro.

PAPERBACK: Livros menores, mais flexíveis e com acabamento mais frágeis.

HARDCOVER: Livros com capa dura com uma jacket (luva do livro).

HARDBACK: Livros com capa dura em que as informações já estão inseridas. Diferente da Hardcover, onde vemos as informações na jacket e a arte do livro em si é sempre minimalista (com uma cor e o título + autor estão presentes na lombada).

MOVIE TIE IN: Livros que colocam em suas capas adaptações cinematográficas ou para games.

MASS MARKET PAPERBACK: São os livros com formato econômico (aqui no Brasil conhecidos como Pocket ou Livros de bolso).

CLIFFHANGER: Quando a situação da história muda completamente e deixa o leitor maluco. Exemplo: quando o autor termina o livro e nos deixa com aquela sensação de quero mais ou um amargo que nos persegue por muito tempo.

PLOT TWST: Uma virada na história. Uma grande emoção.

BOOKSTAGRAM: Nome dado a comunidade de leitores presentes na plataforma Instagram. Diariamente encontram-se diversas postagens referentes ao universo literário, com resenhas e indicações.

BETAS: Leitores da confianças de um autor. Ele lê e tem a condição de opinar.

GHOSTWRITER: É como se chama a pessoa que, tendo escrito uma obra ou texto, não recebe os créditos de autoria - ficando estes com aquele que o contrata ou compra o trabalho. É muito visto em livros de memórias ou autobiografias. Livros que foram escritos por ghostwriter: Garota Online (Zoe Sugg) e Elixir (Hilary Duff).

COMING OF AGE: Livros que retratam a transição dos 16 anos para a vida adulta ou que falam sobre a questão mental e psicológica do personagem.

ROMANCE: Romance que tem uma construção maior e mais desenvolvido. | NOVELA: Não possui descrição de capítulo. Um pequeno romance, que pode ser lidas em apenas um dia. Um pequeno príncipe, por exemplo, é uma novela. | CONTO: São versos pequeninas de histórias.

COMPANY NOVELS: Conteúdo extra para a história, como focar em um personagem secundário. Exemplo: os livros que complementam o universo de Harry Potter, como o livro sobre Quadribol. Ou o Manual de Caçador das Sombras que dão um "tcham" no universo criado por Cassandra Clare.

OWN VOICES: São livros que tem personagens que se identificam com seus autores. Como por exemplo, Americanah da maravilhosa Chimamanda Ngozi Adichie.

TRIGGER WARNING: Evento ou situação que pode ativar um gatilho em alguém, que revivem situações traumáticas. É importante os leitores saberem sobre estes gatilhos antes de lerem, por isso é necessário ter algum tipo de aviso. Para saber mais, veja este vídeo incrível da May do All About That Book.

Fontes: All About That Book, Melina Souza e Bruna Miranda. 


-------------------------------------- 

ANATOMIA DO LIVRO 

CORTE: Os cortes superior, dianteiro e inferior são as porções visíveis das folhas do miolo quando o exemplar está fechado. O corte pode ser colorido, como os presentes em livros das editoras Aleph e DarkSide Books. 

CAPA/CONTRA CAPA: Capa apresenta a arte e a sua contra capa a sinopse e a (s) citação (ões) de autores ou jornais de renome para atiçar a curiosidade do leitor. Existe uma regra para as capas: a primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.

LOMBADA: Normalmente apresenta nome do livro, autor e a editora. Ela pode ser americana (leitura de cima para baixo) ou europeia (leitura de baixo para cima). 

ORELHAS: As orelhas são dobras da primeira capa e da quarta capa (ou contracapa) presentes nos livros de capa mole. Em geral, trazem a sinopse da obra ou um pequeno texto sobre ela.

GUARDA: As guardas de um livro, presentes apenas em edições em capa dura, tem como função grudar a capa ao miolo (este é o conjunto das folhas de um livro). Podem ser lisas ou ornamentadas.

JACKET: Chamada de sobrecapa. Protege o livro. 

CINTA: Presente em alguns livros, a cinta é uma tira de papel que envolve a capa horizontal ou verticalmente e traz informações geralmente promocionais sobre o livro.

FALSA FOLHA DE ROSTO: Só é composta pelo título do livro ou também o nome do autor. Em alguns casos, o seu verso contém outros livros (como no caso de uma série). 


Fonte: Literature-se e TAG. 
Para saber mais, clique aqui

-------------------------------------- 


CÁLCULO DO PREÇO DE CAPA DE UM LIVRO 

LINKS ÚTEIS:

-------------------------------------- 


ONDE COMPRAR LIVROS

Alguns sites e locais para se comprar livros (nacional e internacional): 

SARAIVA (Site e loja física)
LIVRARIA CULTURA (Site e loja física)
LIVRARIA MARTINS FONTES (Site e loja física)
LIVRARIA CURITIBA (Site e loja física)
LIVRARIA NOBEL (Site e loja física)
BLOOKS (Site e loja física)

Internacional 


CUPONS
#1 - #2 
(boa sorte e bom proveito!)

-------------------------------------- 

CAIXAS LITERÁRIAS 

NACIONAL

VITRINE 42   CLUBE SKOOB   TAG ♦
 LIVROS E CITAÇÕES    BOOK IN BOX  ♦  PETITE BOX  ♦ WOLFCRATE

-------------------------------------- 

EBOOKS

ALDIKO

AMAZON (KINDLE)

GOOGLE PLAY LIVROS 

EBOOK READER

SARAIVA (LEV)

KOBO
ANDROID - IOS - WINDOWS

OUTROS 

WATTPAD
ANDROID - IOS 


-------------------------------------- 

SOBRE O PAPEL PÓLEN

A diferença da linha de papéis não revestidos é o que o próprio nome já diz: a ausência de revestimento. Também conhecidos como offset, eles são feitos de fibra de eucalipto, compostos de celulose branqueada ou semi-branqueada. O papel Pólen recebe um tratamento diferenciado, resultando em um papel de tonalidade levemente amarelada, que valoriza o produto final com um belo acabamento, conforto para os olhos e maciez ao toque. Para saber mais, clique aqui

-------------------------------------- 

NETGALLEY

NetGalley é um site muito usados por editoras, booktubers e resenhistas profissionais para distribuir e ler cópias avançadas dos livros antes do lançamento. Para saber mais, assista o vídeo (super incrível) da Bruna Miranda. Para saber mais: clique aqui

-------------------------------------- 

NANOWRIMO

National Novel Writing Month, ou o Mês Nacional da Escrita de Romances, acontece todo mês de Novembro e o objetivo é escrever 50.000 palavras até o fim do mês. Saiba mais clicando aqui

-------------------------------------- 

AGENCIAMENTO LITERÁRIO 

Agente literário é o profissional ou empresa que representa escritores e seus textos junto a editores e produtores teatrais e de cinema, assistindo-os na venda e negociação dos mesmos. Os agentes literários representam, mais frequentemente, romancistas, roteiristas e escritores não-ficcionais. Saiba mais

-------------------------------------- 

LINKS IMPORTANTES:

Discussão sobre selos literários  • Fim da Cosac Naify PNLD Livro Acessível • 
Domínio Público Revisão de textos (e outras dicas) Ficção em tópicos • 
Leia Mulheres Cursos escrevedeira Calendário de rotina 

Quaisquer outras dúvidas, entre em contato comigo pelo email 
mariandonoslivros@gmail.com 

OUTROS


@mariandonoslivros