NEW ADULTS.

O New Adult (NA) também chamado de Mature Young Adults (jovem adulto maduro) é definido como a passagem da adolescência para a vida adulta. Retratam momentos desta época da vida, como primeiro emprego; ingresso na faculdade; alistamento no exército (nos livros americanos); noivado e casamento; gravidez; entre outros. Por isso, sua temática é mais forte, sendo seus protagonistas com a faixa etária de 18 até a casa dos 30 anos. O recomendado para se iniciar a leitura de um NA é pelos 16 anos, mas sabemos que pela curiosidade a leitura pode se iniciar mais cedo.

TIPOS DE NEW ADULTS 

Muitas pessoas costumam não gostar de classificar os "tipos" de NA. Mas, o faço como forma de distinção para perceber suas características. Abaixo, segue apenas a minha maneira de categorizá-lo, já que não existe uma regra de certo ou errado: 

NEW ADULTS NA FANTASIA 

Alguns aspectos do new adult estão presentes em alguns livros de fantasia. É claro que existe o estranhamento de new adult e fantasia em um só? Pois é! Porém, vale lembrar que NA também apresenta uma carga emocional que o acompanha por tratar de uma fase da vida intensa e de infinitas descobertas. A seguir, um exemplo (e indicação):
Série ACOTAR de Sarah J Maas é um ótimo exemplo.
Foco nas lindas cenas do Rhysand com a Feyre. 

NEW ADULTS NO ROMANCES DE ÉPOCA. 

Acredito que aqui é onde temos uma visualização maior dos momentos de NA. Grande parte das autoras o trabalha com as características da época em que o livro está sendo construído. Para saber mais sobre romances de época e históricos, acesse aqui. A seguir, um exemplo (e indicação):
Os romances de Maya Banks são ótimos exemplos.

NEW ADULTS - MC. 

Os livros de MC são sobre motoqueiros. Estes livros tem um mundo próprio, como aqueles com personagens pertencentes a máfia. Neles, temos o clube dos motoqueiros que são liderados pelo Prez (presidente), além do fato de ter-se o vice-presidente (VP). Todos os participantes do clube devem seguir as regras e ter um "código de ética" para sua ações dentro e fora deste círculo que se encontra. E claro, a mulher que se relacionam com um dos integrantes do clube chama-se old lady. É claro que vão existir questões a serem questionadas, especialmente ligadas as figuras femininas. Se você já assistiu a série Sons of Anarchy, vai entender um pouco mais sobre os enredos. Algumas autoras optam por seguir na linha do dark romance (como na série indicada a baixo), mas outras seguem o curso do velho new adults, como em Wind Dragons MC.
Uma das favoritas do pessoal que acompanha livros de MC. 

NEW ADULTS - COLEGIAL. 

Este é um dos que eu mais gosto e aquele que deu início ao referido termo. Em grande parte dos enredos temos um mocinho que pertence a um time de futebol ou hóquei (quaterback), tornando-o popular e uma mocinha que o faz se apaixonar e superar seus problemas. Como também uma protagonista que esconde grandes traumas e segredos e conhece um mocinho que também está emocionalmente abalado e ambos acabam se completando em meio ao caos. Ou seja, clichê atrás de clichê. Existem aqueles que podem ser mal desenvolvidos, porém, podemos encontrar boas soluções. A seguir, um exemplo (e indicação):
Serie Off Campus de Elle Kennedy. Como não amar Garret, Logan, Dean e Tucker?

NEW ADULTS - DARK ROMANCE. 

Eles trazem o lado mais sombrio do gênero. Aqui a violência é cruel a ponto de você não aguentar ler e a parte sexual se torna em muitos momentos apelativa. Nestes livros temos o pior dos seres humanos trazidos à tona. Pode parecer até estranho, mas quando temos uma boa autora e uma história que nos prende do início ao fim, a leitura se faz válida. São livros complexos e que trarão uma carga emocional imensa. A seguir, alguns exemplos (e indicações):
Estes são alguns dos que eu realmente gostei de ler 

NEW ADULTS - CEO. 

50 tons de Cinza abriu não somente as portas para o mercado do gênero new adult se firmar, como também inspirou inúmeros livros com o famosos CEO. Sempre teremos a figura do homem como possessivo, rico, beleza descomunal, controlador e com um passado a ser superado. Enquanto a mocinha ora é tímida, ora é forte. Nestes livros podemos encontrar muitos clichês românticos e práticas sexuais do sadomasoquismo, mesmo quando uma ou outra obra consegue se destacar com personagens femininas mais poderosas. A seguir, um exemplo (e indicação):
Série Peça-me o que quiser de Megan Maxwell.

NEW ADULTS - BDSM/SADO 

Os new adults mais antigos e que acabaram por "popularizar" o gênero para um público maior, começaram a demonstrar práticas sexuais que até então eram de nicho, como o BDSM. É claro que por ser algo pouco conhecido, existe o estranhamento primário, e a sensação de receio. Porém, é importante ressaltar que tais atos sexuais são consentidos e para quem o pratica, a dor é uma forma de prazer. Para lê-los é necessário ter uma mente aberta, e se deixar entrar neste novo mundo e aproveitar para explorar e aprender com ele. A seguir, um exemplo (e indicação):
Série Amos e Masmorras de Lena Valenti. 

NEW ADULTS - PADRÃO 

Aqui estão todos os new adults que fazem sucesso no mercado editorial. São sobre vidas comuns que experimentam o lado negativo do viver, mas que o destino faz com que tudo se ajeite. Personagens cativantes. Historias emocionantes. Erotismo sedutor. Este é o new adults. Se deixe ter o prazer de se deliciar com este gênero.
Alguns exemplos de new adults padrão fantásticos. 

MINHAS LEITURAS DE NEW ADULTS 

Abaixo vocês terão as minhas listas de NA que já li. Ela será atualizada semestralmente. 
Estão divididas entre livros únicos e duologias/trilogias/series. 
Espero que vocês possam aproveitar cada leitura. 




@mariandonoslivros