[COLAB GIOVANA] Dicas para quem quer seguir na carreira como escritor.

junho 14, 2019


Oi, como vai? Para quem não me conhece, sou Giovana Taveira e tenho algumas histórias publicadas no Wattpad e na Amazon. Fui convidada por Maria, a dona do blog, para contar um pouco mais sobre o que acontece depois que acabamos de escrever um livro. 

Se você está começando agora e caiu de paraquedas nesse meio, sem saber exatamente suas opções, o que fazer, onde publicar, com qual editora falar, como ter leitores e tudo mais, essas postagens serão como um guia. Se você já está nisso a algum tempo, mas ainda tem algumas incertezas, então também está no lugar certo.

Quando pensamos em carreira de qualquer coisa, sabemos que ela será uma construção e uma sucessão de escolhas que você faz, principalmente buscando sempre se aprimorar. Não temos um curso formal para ser escritor. Não há uma faculdade específica, talvez o mais perto que você chegue disso é Letras ou Jornalismo, mas elas não vão te ensinar a contar uma boa história. Há cursos (no YouTube também) que te ajudam bastante com técnicas, criatividade, estilo de narração... Mas, novamente, como em qualquer outra profissão, nenhum curso te garantirá sucesso. Nenhum garante que sua história será boa. Isso é com você. 

Se ainda não percebeu, o mercado literário brasileiro não é um dos melhores. A arte no país, de modo geral, não é tão valorizada. O meio que estamos é bem pequeno, se comparado ao contexto todo, mas, em relação a área literária, é grande e tem espaço para todos. E aqui vi sua primeira dica:

Não é uma competição

Seu colega ter mais leitores que você não significa que vai diminuir os seus. O sucesso dele não vai te prejudicar. Quando alguém ganha visibilidade, todo o meio ganha também, mesmo que isso não te atinja diretamente ou você não perceba. 

Ter amigos/colegas é essencial 

Eu sei que nem sempre é fácil fazer amizades e que muitas vezes podemos ser excluídos ou ignorados (acredite, eu realmente sei), mas interagir com outros escritores é essencial. Não importa o gênero que escrevam, ter contato com pessoas que estão vivendo e que passam a mesma coisa que você te ajuda a entender um pouco como funciona o meio e também faz bem ter com quem falar sobre o que nos aflige. 

Se você quer ter leitores, leia a história dos outros

Não estou dizendo como uma troca de favores ou algo mentiroso, mas se você gosta de uma história que encontrar, por que não a ler? E, se ler, por que não deixar um comentário/avaliação dizendo o que achou? Ser gentil não necessariamente vai fazer com que o autor leia sua obra também, mas pode atrair pessoas que pensam como você e gostariam de te conhecer. Conversar com o autor também é válido. 

Entre em grupos no Facebook e WhatsApp

É mais uma forma de socializar também. Neles as pessoas pedem bastante indicações. Em alguns, você pode se divulgar ou criar debates. Ter contato com as pessoas faz você ser visto, e se é visto, possivelmente alguém vai querer te ler. Não esqueça, seja simpático. Sempre. Se você não consegue falar com gentileza sobre qualquer coisa, então espere até que possa. Não estou dizendo para ser falso. Há um abismo enorme entre ser educado e mentiroso. 

Nunca, em circunstância nenhuma, divulgue sua obra onde ela não foi requisitada

É uma regra de ouro, mas ela é mais como um toque sincero de alguém que já viu pessoas sendo massacradas por essa prática. Ninguém gosta de spam. Isso afugenta leitores e deixa os donos do post/livro muito bravos (e com razão).

Cuidado em quem você confia

Sei que disse para fazer amigos, mas, como em todo lugar, há pessoas boas e más. Cuidado com o que você compartilha com quem acaba de conhecer, sem saber se pode confiar. Não xingue outros autores (especialmente em grupos), não fale mal de obras alheias ou qualquer coisa que possa te comprometer. Se preservar faz parte.

Não acredite em qualquer editora que você encontrar na sua frente 

Eu sei que você acabou de escrever, que está super empolgado com sua história revolucionária e completamente diferente de tudo o que você já viu, mas não caia na lábia das editoras. Não feche contrato com a primeira que aparecer na sua frente com o discurso de transformar seu sonho em realidade. Eu te garanto que tem 98% de chance de ser uma furada. Existem dois tipos de editoras: As tradicionais, que não cobram para publicar; E as que cobram. Cuidado, principalmente, com o segundo caso, porque estão mais para gráficas do que para editoras. Há milhares de reclamações contra essas “editoras”, então procure saber mais a respeito, converse com pessoas, faça um post em algum grupo perguntando, leve o contrato para seu advogado ler (leia várias vezes se for possível), ou seja, vá atrás. Muita gente se dá mal aceitando a primeira proposta porque acha que vai ser publicado e será o próximo best seller. É provável que não. 

Grandes editoras, como Rocco, Record, Intrínseca, Martin Claret... às vezes, abrem um período para a seleção de originais, fique de olho nessas raras chances, mas, caso contrário, você só tem acesso a elas com um assessor. Então, se isso for o que almeja, sua meta, comece a pesquisar sobre assessoria. 
O marketing de uma editora é o que faz seus livros vender. Caso esteja interessado na proposta de uma editora menor, dê uma olhada em como ela divulga os autores que já estão com ela. Veja se você conhece os autores da casa, se ficaria interessada pelo livro alheio por meio da propaganda. Se ela não investir quase nada em divulgação, então tenha em mente que você terá quase todo o trabalho sozinho para vender seus próprios livros. Acho importante ressaltar de novo: CUIDADO COM AS EDITORAS. PS: Se você cair na armadilha, não significa fim da carreira. Cada obstáculo faz a gente ficar mais forte. Costumamos brincar que se um autor ainda não se lascou com a publicação, ainda vai se lascar. Mas acho bom deixar esse alerta aqui para não achar que é só com você que acontece. 

Cuidado com o Ego (seu e dos outros)

Seu livro não é o melhor do mundo, nem tão inovador quanto você pensa, nem tão revolucionário quanto queria e muito menos tão criativo quanto você imaginava. Você gostar da sua história não significa que todos irão gostar também. Não quer dizer que as pessoas tenham um péssimo gosto ou não entendam de literatura. Cada um tem seu público, encontre o seu. Não banque a vítima injustiçada. E também não seja o arrogante do rolê. Não é porque seu livro começou a fazer sucesso que necessariamente ele é bom. Aprenda que há coisas que são mais vendíveis que outras. Há tendências como em qualquer outro ramo. Não significa qualidade só porque você acha que sim. Quem manda nisso é o leitor, não você. Não adianta fazer cara feia. 

Saiba aceitar críticas 

Não é porque alguém não gostou do que você escreveu que significa que é uma mal-amada e invejosa. Queira ou não, você não manda no gosto de outra pessoa. E se ela está apontando um defeito, se está criticando algo com fundamento, por que não parar para ouvir? A gente aprende muito em contato com o público. 

Saiba diferenciar críticas de ódio gratuito

Nem sempre uma crítica é fundamentada, pode acontecer que uma pessoa extremamente grosseira e sem tato use sua obra como saquinho de pancadas. O que fazer? Nada. Sorria e finja que nunca viu. Ou, sei lá, agradeça. Seja gentil, mesmo não querendo. Se pergunte se, por baixo de todo aquele ódio, há alguma razão, se não houver, então passe reto e continue. Não deixe isso te derrubar. Agora, se a pessoa apontou algo que você sabe que ela está certa, mesmo sendo totalmente inadequada, ignore a parte ruim e foque no que interessa. Use feedbacks para se aprimorar. Sempre. 

Saiba lidar com seus leitores

Há pessoas de vários tipos, e você precisa se acostumar com isso. Novamente, seja gentil. Não se ache melhor que eles. E, definitivamente, não diga a eles o que fazer. São pessoas que gostam de ser bem tratadas e, sobretudo, te ajudam demais. Respeite-os. Você vai descobrir (se ainda não sabe) que a melhor propaganda é feita pela indicação deles, então nunca os trate mal, porque isso pode ser horrível para sua carreira. 

Wattpad e Amazon

São dois serviços completamente diferentes, e o sucesso em uma plataforma não indica, necessariamente, sucesso na outra; assim como a falha. Eu indico a todos a começarem pela Amazon, porque você tem contato com leitores, interage bem e constrói sua base. 

Amazon é quando você tem segurança suficiente com a história, porque ela estará sendo vendida. As críticas não serão como as de alguém que leu em uma plataforma gratuita, serão as de pessoas que compraram um produto. Sendo assim, exige mais qualidade e alguns serviços que falarei no próximo post sobre os cuidados que temos que ter antes de tornar um texto público. 

Se divirta

Sei que isso parece um pouco ingênuo, mas arte é uma coisa que vem de nós e, tudo bem querer lucrar com ela, não é errado de forma alguma, mas não se cobre tanto. Viva o momento e os passos um pouco de cada vez. Dê uma olhada nas coisas que faz, no caminho que percorreu e tome fôlego. Dinheiro não significa sucesso, muito menos uma história realmente boa. Se divirta escrevendo, aproveite mais o caminho do que o destino. Isso vai fazer com que você não queira desistir nos dias ruins.

COM CARINHO,
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