[CURIOSAMENTE CURIOSO] A jornada do Herói.

12:38:00


Olá galera, tudo bem? Hoje voltamos com a nossa coluna. Muitos leitores do ML adoram distopia. Eu mesma sou fã de muitas e para compreendê-las melhor, decidi fazer um post sobre alguns passos criado pelo antropólogo Joseph Campbell que justificam e desenvolvem a trama enfrentada pelo protagonista. É claro que outros livros também utilizam estes passos, como ficção cientifica e fantasia, mas a distopia se tornou mais comum e é mais fácil de ser identificado.

SOBRE JOSEPH CAMPBELL 

Joseph John Campbell foi um estudioso norte-americano de mitologia e religião comparada. Ele logo tornou-se especialista nos vários aspectos da sociedade nativa americana. Isso conduziu Campbell a uma vida dedicada ao mito e ao estudo e mapeamento das semelhanças que aparentemente existiam entre as mitologias das mais diversas culturas humanas. Os estudos independentes de Campbell levaram-no a uma análise profunda das ideias do psicólogo suíço Carl Jung, colega e contemporâneo de Sigmund Freud. Na década de 60, teve a iniciativa de falar publicamente sobre os mitos do mundo. Continuou com essa agenda - nas universidades, igrejas, salas de conferência, nas rádios e na televisão - até o fim da sua vida. Joseph Campbell faleceu aos 83 anos em 30 de outubro de 1987, em sua casa em Honolulu, Havaí, devido a complicações causadas por um câncer esofágico, pouco depois de completar a filmagem do documentário O Poder do Mito, com Bill Moyers.



COMO SURGIU O TERMO

A Jornada do Herói ou Monomito é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Em seu livro O Herói de Mil Faces, ele exemplifica todo o conceito, estudos realizados e exemplifica os passos que levam a tal jornada. A base para se entender um pouco sobre os pensamentos de Cambpell são inspiradas nas teorias freudianas de personalidade das pessoas, onde cada uma delas (abaixo) são respectivamente - racionalidade, impulsividade e moralidade- uma parte de toda ser humano:

Ego: Estado de consciência. 
Id: Estado de inconsciência. 
Superego: Moralidade/Senso ético. 



A JORNADA DO HERÓI - PASSO A PASSO 

Antes de sabermos os passos do herói é necessário saber sobre a ideia de mitos. O termo vem da palavra grega mythos (μῦθος) que pode ser traduzido como discurso ou narrativa. O mito é uma história narrada, que pode ser verdadeira ou falsa. Durante a história da nossa civilização são inúmeros os mitos que surgiram e ganharam força. Nunca saberemos se são reais ou não. Mas, o que podemos afirmar é que eles fizeram total diferença na vida daqueles que os escutava e inclusive, conseguia influenciar em decisões importantes. Abaixo estão as doze passagens que o herói deve seguir:

 1) Mundo Comum: O mundo normal do herói antes da história começar.

2) O Chamado da Aventura: Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.

3) Reticência do Herói ou Recusa do Chamado: O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.

4) Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural: O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.

5) Cruzamento do Primeiro Portal: O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.

6) Provações, aliados e inimigos: O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

7) Aproximação: O herói tem êxitos durante as provações.

8) Provação difícil ou traumática: A maior crise da aventura, de vida ou morte.

9) Recompensa: O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).

10) O Caminho de Volta: O herói deve voltar para o mundo comum.

11) Ressurreição do Herói: Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.

12) Regresso com o Elixir: O herói volta para casa com o “elixir”, e o usa para ajudar todos no mundo comum.



EXEMPLOS 

São inúmeros os livros em que ocorre as doze passagens do herói. Em alguns as doze passagens não são cumpridas, mas as principais como o cruzamento do primeiro portal (ou limiar) e o regresso com o elixir (que simboliza algum objeto ou ganho que o protagonista trouxe de sua caminhada pelas provações) são cruciais para o começo e termino da historia.


“Qualquer que seja seu destino, o que quer que aconteça, diga: “Isso é o que eu preciso”. Pode parecer devastador, mas olhe para aquilo como uma oportunidade, um desafio. Se você trouxer amor para aquele momento — não desencorajamento — perceberá que existe força naquilo.”
- Joseph Campbell

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