LIVROS COM TEMÁTICA LGBT!

outubro 03, 2017


Olá galera, tudo bem? Hoje lhes trago alguns livros (incríveis) com temática LGBT. Acredito que muitos já tenham procurado e encontrado livros bem bacanas, então decidi reunir um time que me deixou verdadeiramente encantada. São historias que nos envolvem e firmam cada vez mais esta comunidade que a cada dia cresce e luta pelo seus direitos e principalmente por sua felicidade.

1) Apenas Um Garoto, Bill Konigsberg.

Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa. Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco. O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.

2) O Segredo de Brokeback Mountain, Annie Proulx.

Annie Proulx escreveu um dos contos mais originais e inteligentes da literatura contemporânea, e, para muitos leitores e críticos, O Segredo de Brokeback Mountain é sua obra-prima. Ennis del Mar e Jack Twist, dois peões de fazenda, se encontram num verão quando estão trabalhando como ovelheiro e coordenador num pasto acima da alameda. A princípio, dividindo uma barraca isolada, a atração é natural, inevitável, mas algo mais profundo os arrebata naquele verão. Ambos dão duro, se casam e têm filhos, porque é isso que os vaqueiros fazem. Mas, ao longo de muitos anos e de frequentes separações, essa relação se torna a coisa mais importante de suas vidas, e eles fazem tudo que podem para preservá-la. Numa linguagem deslumbrante que nos fica na cabeça, Proulx conta a difícil e perigosa relação entre dois vaqueiros, que sobrevive a tudo, menos à intolerância violenta do mundo.

RECOMENDAÇÃO: Filme O Segredo de Brokeback Mountain, com Heath Ledger e Jake Gyllenhaal nos papéis principais.

3) Over the Rainbow, Vários. 

E se a Cinderela se apaixonasse por uma garota, e não por um príncipe encantado? Ou se os irmãos João e Maria, homossexuais assumidos, enfrentassem a ira de uma madrasta religiosa que só pensa em curá-los? Ou, ainda, se a Branca de Neve, abandonada numa cidade bem distante de sua terra natal, fosse acolhida por... sete travestis? Pois pare de imaginar se os contos de fadas fossem revisitados e recebessem uma roupagem LBGTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Abra este livro e confira as clássicas histórias da infância de milhões de pessoas contadas sob a ótica de cinco autores que fazem parte desse universo, representado pelas cores do arco-íris. Ou melhor, contos de fadxs, como reza a nova norma de gêneros.

4) Garoto Encontra Garoto, David Levithan.

Paul estuda em uma escola nada convencional. A rainha do baile é uma quarterback drag queen, líderes de torcida andam de moto e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola e, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah.

5) O Enterro das Minhas Ex, Gauthier.

Alguma coisa não está indo bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das outras garotas da sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensão sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se misturam. Enquanto cresce, Charlotte narra as relações que vive, desde as inocentes paixonites da infância até o início da vida adulta. E, em um momento, ela entenderá que sua confusão tem nome. A partir daí, a garota desbrava um mundo desconhecido cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade.

6) Viagem Solitária, João W. Nery.

Viagem solitária conta a história de João W. Nery, o primeiro transexual masculino de que se teve notícia no Brasil. Especialmente dedicado a todas as pessoas que se reinventam para achar um lugar no mundo, narra a infância triste e confusa do menino tratado como menina, a adolescência transtornada, iniciada com a “monstruação” e o crescimento dos seios - que fazia de tudo para esconder -, o processo de autoafirmação e a paternidade. São muitos os personagens dessa história: de Darcy Ribeiro, considerado seu mentor intelectual e um dos primeiros amigos a compreenderem-no, a Antônio Houaiss, que, sendo um grande defensor das liberdades democráticas, recomendou seu primeiro livro para publicação, Erro de pessoa: Joana ou João?, do qual foi prefaciador. História de dramas, incompreensões e lutas, Viagem solitária é um livro tecido de dor e de coragem e que anuncia, talvez, um mundo menos solitário para os “diferentes”, para aqueles que não se enquadram entre as maiorias... Por isso, caro leitor, o conselho do mestre Antônio Houaiss: "Leiam-no e humanizem-se".

7) Aprendendo a Gostar de Garotos, Lorena Miyuki.

Luiz Eduardo e Maria Eduarda são inseparáveis desde que se entendem por gente. Nunca tiveram uma briga sequer... pelo menos não até então. Entre problemas familiares, novas amizades e romances complicados, os dois enfrentam a adolescência juntos, notando que compartilham não só o segundo nome, mas vários gostos em comum. Um deles em particular pode, em vez de uni-los ainda mais, acabar com anos de cumplicidade. Durante o temeroso primeiro ano do ensino médio, Luiz e Maria vão aprender mais sobre si mesmos e sobre as pessoas que os rodeiam. Venha descobrir com eles o valor da amizade e o que faz a vida valer a pena.

8) Este Livro É Gay. E Hétero, e Bi, e Trans..., James Dawson.

Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas.

9) Adam & Peter, Daniel Harrison.

Adam é um cara de 21 anos que é apaixonado pela culinária italiana. Vive com a mãe viúva numa casa na cidade de Nova York e gosta de passar as noites na boate de sua melhor amiga, Louise, cujo o púbico alvo são os gays. E, é claro, ele é gay. Peter é um cara de 22 anos e um tanto quanto indeciso. Diz que é hétero, porém, seu melhor amigo, Oliver, afirma o contrário. É filho do dono da Parkinson’s Security e mora numa bela cobertura na cidade de Nova York.

10) Não Existe Amor Errado, Aharom Avelino. 

A escola pode ser um lugar complicado para qualquer adolescente, mas para um adolescente gay, ela pode ser ainda pior. Nando, Lipe, Caio e Júlia são quatro amigos que estão concluindo o ensino médio e precisam aprender a lidar com o preconceito, o julgamento e a agressividade dos outros alunos. Com coragem, amizade e, às vezes, muito bom humor, eles acabam descobrindo "a dor e a delícia" de ser quem são. Mas, e se em meio a tudo isso, um deles se apaixonar pelo garoto mais gato da escola? E se esse garoto for heterossexual? Será que, no amor, vale tudo? Será que, realmente, Não Existe Amor Errado? 

11) Além-Mundos, Scott Westerfeld.

Scott Westerfeld, autor da série Feios, retorna em mais uma aventura de tirar o fôlego. Darcy Patel escreveu seu primeiro livro em um mês. Não muito tempo depois, se mudou para Nova York, para realizar o sonho de viver de escrever. Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Darcy criou Lizzie. A menina de Além-mundos é sua protagonista. Enquanto Lizzie se vê cada vez mais envolvida nos assuntos dos mortos e do submundo, Darcy luta para se manter no paraíso do YA, na Big Apple, e quanto mais Darcy aprende e amadurece, mais a história de Lizzie também cresce. Ou seria o contrário? Sempre atravessando as barreiras entremundos, as duas irão se redescobrir, se reescrever e explorar os infinitos mundos dentro de si mesmas.


Estes foram os livros que tive a oportunidade de ler e me fizeram passar noites acordadas. Simplesmente os recomendo, e acredito que sejam necessários em qualquer lista literária. Estes outros livros (ainda) não pude ler, mas os elogios a eles são grandes, então acredito que vale a pena tirar um tempinho para conhecê-los:

BÔNUS 

1+1 A Matemática do Amor, Vinícius Grossos e Augusto Alvarenga
O Terceiro Travesseiro, Nelson Luiz de Carvalho
Você É Só Pra Mim, Lorena Miyuki
Tudo Pode Acontecer, Will Walton
Fake, Felipe Barenco
Contando Estrelas, Thati Machado 
Quero andar de mãos dadas, Victor Lopes

Vocês já leram algum dos livros das duas listas? Gostaram de qual? Adoraria saber mais! ;) 

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros