[COLAB MANU] S O R O R I D A D E.
julho 20, 2018
E aí! Bora conversar sobre sororidade?
Talvez você já tenha visto essa palavra por aí em alguns Ig's literários, blogs, páginas do twitter e facebook e agora queira entender o porquê de estarmos falando tanto disso. E bom, o motivo é simples, mas, poderoso, e por isso precisamos entender direitinho o que é sororidade. Se procurarmos no google seu significado iremos encontrar, em resumo, tal explicação:
"Sororidade é a aliança entre mulheres, baseada na empatia e companheirismo. É a busca de um objetivo em comum."
Ou seja, sororidade nada mais é do que a união entre nós do sexo feminino. É extinguir do nosso vocabulário termos chulos para se referir a qualquer garota. É estarmos do lado uma da outra e nos apoiarmos nas mais diversas causas que ainda precisam ser lutadas para que ocupemos nosso lugar de direito dentro da sociedade.
Sabendo disso, eu lhes pergunto: Por que nós, mulheres do mundo literário — leitoras, autoras — devemos trazendo luz sobre esse tema? Simples. Porque, infelizmente, é gritante a quantidade de rivalidade feminina dentro dos livros. Principalmente no nosso queridinho e odiado New Adult. É claro que em qualquer livro isso pode ser um ponto da história, não é algo que só existe nesse gênero, mas se torna mais comum em livros onde há romance, um mocinho, uma mocinha e provavelmente uma ex namorada/atual/tiete/seja o que for.
Você certamente já leu algum livro onde a personagem principal precisava "disputar" seu amado com outra mulher, não é? E ela, provavelmente, se referia a sua oponente com apelidos nada legais, como também a odiava. Mas por quê? Por que aquela mulher merece ser odiada? Ela merece só porque é alguém “malvada” que atrapalha o casal de alguma forma ou porque não nos identificamos com ela e, de um jeito bizarro, a vemos como uma rival que precisa ser derrotada para que a mocinha, por quem torcemos e criamos simpatia, vença? E se for a segunda opção, o prêmio é o mocinho? Sério? Que tipo de competição doentia é essa?
É insano como crescemos achando que somos inimigas e o quanto essa ideia é propagada em alguns livros e diversos tipos de mídia, mas garanto, não é verdade. Nós deveríamos lutar juntas e não umas contra as outras. Afinal, o que se ganha com isso? Rivalidade feminina é triste e doloroso. Não devia ser tratada como algo comum. Então, ao invés de aceitarmos que é normal ter uma mulher contra outra em nossos livros, séries e filmes, por que não tentamos mudar essa visão? Por que não tentamos ser unidas? Como por exemplo, indicando umas paras as outras livros nos quais a sororidade aconteça e não ao contrário?
E, autoras, é tão necessário fazer duas mulheres serem rivais? Elas precisam brigar pela atenção do mocinho? A vilã precisa ser uma mulher desequilibrada? Precisamos usar termos depreciativos para descrever uma mulher que se comporta de um jeito diferente do nosso? Vamos nos unir, meninas! E passar essa ideia para frente. Com o mundo contra nós a maior parte do tempo, nós definitivamente precisamos estar juntas.
Livros que abordam o tema e que eu recomendo:
Entre Will & Vodka / Entre Stela & Tequila.
COLABORADORA:
0 comentários