A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS COMO A FLIPOP.

outubro 20, 2019


A FLIPOP é um evento literário produzido pela Editora Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras. Com o mesmo espírito da FLIP, apresenta mesas com autores, convidados e venda de livros voltados ao público mais jovem - interessados no gênero young adult (jovem adulto). Neste ano, comemorando sua terceira edição, conseguiu transformar o Centro Cultural São Paulo (CCBB) em um local aconchegante e cheio de troca e diálogos a respeito deste universo literário que mesmo indicando caimento de vendas, ainda movimenta e mobiliza diversas pessoas.

Foram três dias com uma diversidade de atividades: desde venda de livros a mesas de debates. Vão diversas editoras tidas como concorrentes que apresentam seus catálogos de obras, sejam autores nacionais e internacionais que estejam trabalhando por meio tradicional ou independente. Com preços acessíveis e lançamentos especiais, fica impossível não sair com uma cópia ou indicação nas mãos.  

Apesar disto tudo, o que mais vale a pena aqui são as interações. Sabe aquele autor que você virou fã ao ler sua escrita no Wattpad ou de forma independente ao adquirir seu livro em um financiamento coletivo ou pela Amazon? Pois bem, você se depara com ele ao seu lado. E rola o maior bate-papo sem a confusão e desgaste de uma Bienal do Livro. A troca é de leitor para leitor. Sem nenhuma brincadeira, chega a ser algo surreal. Foi assim que troquei minha figurinhas com um autor do qual sou apaixonada, chamado Lucas Rocha, do livro Você tem a vida inteira, que inclusive será lançado nos EUA. 

A quantidade de bagagem em conhecimento que você volta pra casa é impagável. Te faz sentir-se mais motivado, especial e engajado em continuar disposto a seguir neste mercadão editorial/literário. São profissionais que te mostram o preto no branco, com cansaço se rivalizando com o amor e orgulho pelo trabalho produzido e divulgado. É algo crível e inspirador, tudo na mesma proporção. Quando retornei para casa após meu segundo ano consecutivo de participação, senti-me emocionalmente exausta. Porém, feliz e privilegiada por ter podido fazer parte de momentos como o que este evento pode proporcionar. 

Assim, me lembro da Maria garotinha que para tentar fugir dos problemas que o mundo custava a lhe deixar, acabava se isolando na biblioteca de seu bairro. E que nem imaginava que existia um processo árduo por traz de cada livro que amava. Poder compartilhar este tipo de pensamento sem sentir-se muito emotiva é uma das causas deste evento ser tão importante para mim. Por isto, deixo meu agradecimento a todos os organizadores. Vocês não sabem o quanto a FLIPOP tem o poder mágico de transformar a realidade de muitas pessoas em momentos indescritíveis. 

Por isto, deixo meu convite para que você se aventure em eventos como a FLIPOP: se deixe vencer pela timidez. Se junte a vários outros apaixonados por livros. A troca e as reflexões que você irá adquirir são algo que muitas vezes somente com uma conversa já será capaz de proporcionar verdadeiros avanços para projetos pessoais e até mesmo para uma mudança positiva em seu olhar. Informação, quando bem estruturada e passada, é de muita valia para nossas vidas, pois combate a ignorância e alimenta as possibilidades. 

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros