[RESENHA] APENAS UM OLHAR, HARLAN COBEN.

outubro 21, 2019


Harlan Coben é um autor que sou muito fã. Tudo começou quando fui na biblioteca próxima de minha casa e me aventurei pelo gênero romance policial ao escolher alguns de seus livros para leitura. Isto foi há seis anos. Agora, sempre que posso indico suas obras, principalmente a série do personagem Myron Bolitar. Por isto, quando a TAG anunciou que iria lançar o seu livro inédito aqui no Brasil, fiquei em êxtase. Apenas um olhar tem o melhor do autor em uma narrativa viciante e que nos deixa aquele famigerado gosto agridoce. 

SINOPSE: Quando Grace Lawson vai buscar um filme que mandou revelar, ela encontra, no meio das fotos de família, uma que não pertence ao rolo. É uma imagem de no mínimo vinte anos atrás, e, entre as cinco pessoas retratadas, está um homem que parece muito Jack, seu marido. Jack nega que seja ele, mas desaparece no dia seguinte, levando a fotografia. Agora, para salvar a família de um assassino violento e silencioso que não vai parar enquanto não conseguir a foto, Grace precisa confrontar as partes sombrias do próprio passado trágico.

Neste livro acompanhamos a história de Grace Lawson, que ao retornar da loja em que revelou algumas fotografias de sua família, se depara com uma delas bem estanha: cinco jovens aparentam estar em um show e dentre eles acaba reconhecendo um homem que parece ser seu marido Jack. Assim, espera-o voltar do trabalho para questionar sobre a foto. Ele, automaticamente, nega tudo e demonstra ter ficado transtornado. O mais estranho é o que ocorre no dia seguinte quando ele desaparece misteriosamente, deixando Grace desesperada por encontrá-lo. Atrás de respostas, acaba por investigar tudo relacionado a foto e quanto mais informações encontra, mais perturbadora a história se mostra.

Em paralelo a esta narrativa, encontramos outro enredo. Uma mulher que se mostra insatisfeita com seu casamento, mesmo amando seu marido, acaba por passar seus dias a observar seu vizinho solitário. Em um destes dias, acaba se deparando com atividades suspeitas na casa. E, por curiosidade, começa a tentar perceber se existe algo de errado e a partir dai, se envolver em uma rede de intrigas e vingança, onde a morte é um caminho certeiro para o qual ela se aproxima. A surpresa maior é quando estas duas tramas apresentadas se cruzam, nos dando um frenesi de bons momentos que fica até difícil selecionar qual o melhor.

Desde o começo até próximo do final, você acredita que tenha desvendado o mistério principal e aquilo que o liga aos secundários. Porém, quando você menos espera é surpreendido por revelações tão assustadoras e ao estilo de Coben que você só pensa "mas isso não é possível...". Talvez este seja um dos poucos defeitos do livro: a quantidade de informações. Não fica difícil de compreender, mas é necessário estar atento ao que é mostrado, pois cada detalhe faz a diferença para maior imersão nas histórias apresentadas.

Algo que sempre adoro nos livros do autor é o fator "passado vir assombrar o presente". Neste caso, tudo isto ocorre com Grace, uma personagem incrível de acompanhar. Ao mesmo tempo em que se mantém vulnerável pela situação do marido, também se mostra destemida e forte por encontrar respostas e principalmente ao lidar com as verdades que elas trazem. No geral, as mulheres deste livro estão de parabéns. Muito bem representadas, independente de seus arcos.

O final é de tirar o fôlego. Eu não o esperava, mas foi bem escrito e te deixa de queixo caído. Mais uma história de sucesso de autor que se consagrou na literatura policial nos dando personagens ricos e histórias que dificilmente iremos esquecer. Apenas um olhar é um livro que precisa ser descamado página por página. Qualquer informação a mais estraga a experiência de desvendar seus acontecimentos. Espero que sua leitura seja tão prazerosa quanto foi para mim. Harlan, obrigada por mais uma obra tão maravilhosa. 

CONHEÇA MAIS DO TRABALHO DA TAG:

*A sua famosa série com o personagem Myron Bolitar se inicia no livro Quebra de Confiança. Você pode adquirir os livros, pela editora Arqueiro

SOBRE O AUTOR: Harlan Coben foi o primeiro autor a vencer os três prêmios mais prestigiados da literatura policial nos EUA, o Edgar Award, o Shamus Award e o Anthony Award, encontrando-se actualmente traduzido em cerca de 37 línguas e contando com mais de 20 milhões de exemplares vendidos. A crítica, desde o New York Times, ao Wall Street Journal ou ao Le Monde, tem-lhe dispensado as mais elogiosas referências.


CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros