[RESENHA] GAROTO DEVORA UNIVERSO, TRENT DALTON.

outubro 27, 2019


Em seu livro de estreia, o jornalista e australiano Trent Dalton nos conquista com um drama transformador e esperançoso. É uma experiência literária que construí um novo universo dentro de seu coração a partir da primeira frase. Nos faz refletir sobre o que faz de uma pessoa vítima do ambiente em que vive: será que a bondade ou a vontade de ser bom pode ser maior do que as possibilidades de sobrevivências dispostas de maneira mais fácil e rápida? 

SINOPSE: A vida de Eli Bell é complicada. Ele não conhece o pai, sua mãe está na cadeia e seu padrasto é um traficante de heroína. O adulto mais estável na vida de Eli é Slim — um notório criminoso famoso por ser o maior recordista de fugas de prisão do país — que cuida de Eli e August, o menino gênio que fez voto de silêncio e irmão mais velho de Eli. Exilado no subúrbio de Brisbane, o garoto de doze anos de alma velha e mente adulta quer apenas seguir o seu coração, descobrir o que significa ser um bom homem e começar sua carreira jornalística. A vida, no entanto, insiste em colocar obstáculos no caminho de Eli — sendo que o maior deles é Tytus Broz, o lendário traficante de drogas de Brisbane. Uma história de irmandade, amor verdadeiro, família e a mais improvável das amizades, Garoto devora universo é o conto de um adolescente prestes a descobrir que tipo de homem ele vai ser. Com uma narrativa poderosa e encantadora, a obra de Trent Dalton é um dos maiores lançamentos literários do ano.

A história se passa no subúrbio de Brisbane, Austrália. Acompanhamos a vida de Eli Bell, um jovem que enfrenta diversas situações aos seus 12 anos: não conhece o pai, sua mãe está na cadeia e seu padrasto é um traficante de heroína. As únicas pessoas estáveis em sua vida são Slim, um notório criminoso famoso por ser o maior recordista de fugas de prisão do país e August, seu irmão mais velho e o menino gênio que fez um voto de silêncio. A partir desta premissa, seguimos o despertar deste garoto que sonha em ser jornalista, ao mesmo tempo em que se envolver no caso de Tytus Broz, o lendário traficante de drogas de Brisbane.

A princípio o livro pode não parecer indicar uma premissa convidativa, mas é aí, caro leitor, que acontece a magia: Eli tem muito a nos contar. E principalmente, nos ensinar. Esta obra é uma verdadeira aula de se colocar no lugar do protagonista e sentir por meio das palavras como é fácil julgar sem compreender. Em muitos momentos você direciona seus pensamentos a juízos que parecem certos, até que as reviravoltas e as lições apresentadas nos pegam em cheio. E a pergunta persiste: "O que eu faria no lugar de Eli?".

Por isto o questionamento inicial: a moral se mostra aberta a dubiedade, especialmente quando Eli começa sua jornada rumo a buscar cuidar de sua mãe e irmão, encontrando um caminho desafiador e longínquo. O arco sobre o tráfico de drogas torna o enredo ainda mais interessante, pois é um dos antagonismos mais fortes a ser ultrapassado por Eli, que se complementa com personagens complexos e elementos místicos que se destacam com Gus, o misterioso e surpreendente irmão do protagonista.

Preciso deixar em destaque a descoberta da vocação de Eli pelo jornalismo. Me lembrou a mim mesma quando comecei a me deparar com algumas situações que me motivaram a seguir nesta carreira. É delicioso ver este personagem desabrochando seu talento e dando voz a diversas pessoas que vivem uma realidade parecida com a sua e sem perder a empatia, respeito e humildade. Assim, posso afirmar que esta foi uma das principais causas por minha forte identificação com ele. Uma pessoa com pouca idade que abraçou o mundo de forma a torná-lo seu próprio universo.

Em uma leitura que despertará questionamentos e diversas emoções conflitantes, Garoto Devora Universo te cativará não somente pelos personagens humanos e complexos, mas também pela esperança que brota e nos elucida diante de um garoto que tem o céu como seu limite. Não deixem de conhecer Eli e sua história.

 "Seu fim é um passarinho azul morto"

ADQUIRA O SEU EXEMPLAR: 

SOBRE O AUTOR: Trent Dalton é jornalista da Weekend Australian Magazine. Além disso, seus trabalhos incluem diversos filmes de curta-metragem e média-metragem. Ele vive na sua cidade natal, Brisbane, na Austrália. Para conhecer seus textos, visite o The Australian

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros