[RESENHA] NIMONA, NOELLE STEVENSON.
novembro 04, 2019
Nos últimos 30 anos as graphics novels ganharam uma popularidade enorme. Segundo autor da série As Aventuras de Luther Arkwright, Bryan Talbot, o seu conceito principal é: "estruturada como um romance, uma espécie de conjunto com princípio, meio e fim, com seus próprios temas e conceitos." Fato é, que hoje temos diversas leituras incríveis para aproveitar, como este sucesso de Noelle Stevenson.
SINOPSE: Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.
Além do traço único e impressionante de Noelle, somos presenteados com uma história que nos ensina sobre o valor da amizade e da família (eu amo as interação de Nimona e Lorde Ballister), com pitadas certeiras de magia e ciência. Além disso, nos faz refletir sobre o estudo mulheres na geladeira. O termo surgiu de uma observação realizada pela quadrinista Gail Simone sobre a forma como as mulheres que estavam ligadas emocionalmente a figura do herói (normalmente como suas namoradas) eram usadas para que os vilões ferissem o personagem principal emocionalmente por meio da morte, tortura ou qualquer tipo de violência física e psicológica de seus entes queridos. Nimona (felizmente) foi muito além. A história mostra-se inovadora, ousada e agridoce em nossos corações. Uma leitura muito mais palpável ao nosso conceito de visual.
Costumo dizer que Nimona é um conto de fadas atual que nos faz analisar uma realidade por lentes distintas e intrépidas. É uma HQ que irá te conquistar como nunca, seja pela arte de Stevenson, seja pela história destes personagens cativantes, em especial a nossa pequenina personagem, que já entrou para o hall dos favoritos de muitas pessoas. Nunca uma anti-heroína me deixou com um misto de emoções que ainda hoje não consigo definir como Nimona.
Em meio a conceitos tecnológicos atuais, um humor difícil de se permanecer indiferente e uma narrativa com moral da história, a obra carrega consigo o brilho de uma ótima fantasia e a destreza de uma inesquecível história. Ficou curioso para saber um pouco mais? A editora Intrínseca, responsável pela publicação aqui no Brasil, divulgou um trecho da obra quando esta foi lançada. Para conferir, clique aqui.
------------------------------------------
OUTRAS INFORMAÇÕES
Número de páginas: 273 páginas
Editora: Intrínseca (22 de setembro de 2016)
Idioma: Português
SOBRE A AUTORA: Noelle Stevenson é autora, ilustradora e quadrinista. Pela criação de Nimona, foi premiada com um Eisner Award e finalista do National Book Award, ganhou o Slate Cartunist Studio Prize de Melhor Web Comic e foi indicada para o Harvey Award. Autora best-seller do New York Times, é também cocriadora da aclamada série de quadrinhos Lumberjanes e já colaborou com publicações da Disney, da Marvel e da DC Comics. Formada pelo Maryland Institute College of Art (MICA), mora em Los Angeles.
ADQUIRA SEU EXEMPLAR:
0 comentários