[RESENHA] PERSÉPOLIS, MARJANE SATRAPI.

novembro 04, 2019


Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa. Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele, a adulta se transforma em uma voz potente para sua geração. Assim, Marjane emociona leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares. Em Persépolis, o pop encontra o épico, o oriente toca o ocidente, o humor se infiltra no drama - e o Irã parece muito mais próximo do que poderíamos suspeitar.

Imagem relacionada
A grapic novel é uma autobiografia em quadrinhos de Marjane, que nasceu no Irã (antiga Pérsia) em 1969. A quadrinista nos mostra a história do Irã - marcada pela disputa do poder - em paralelo com sua experiência de vida, como uma garota criada numa família que incentivava um futuro de independência para a filha. Quando se sente ameaçada em seu próprio país, a protagonista busca apoio em outro continente (Europa), sendo vítima frequente de xenofobia. A sua trajetória de separação da família, a leva a conhecer e se adaptar a uma nova cultura e ainda ter de lidar com os dilemas da adolescência e a busca pela própria identidade se tornam o maior desafio desta leitura.

Os traços de Marjane são muito incríveis e já muito característicos da autora. O preto e branco dialoga com a história contada, de forma a nos deixar fascinados por alguns quadros que são mais trágicos ou mais carregados de humor. E por falar nisto, o carácter biográfico é simplesmente impecável. Desde a infância, adolescência e vida adulta é realmente um grande filme que nos é apresentado. Vale muito a pena se deixar conhecer a história desta personagem tão icônica e que tem tanto a nos dizer.  

Imagem relacionada

--------------------------------------

OUTRAS INFORMAÇÕES: 
Capa comum: 352 páginas
Editora: Quadrinhos na Cia; Edição: 1 (10 de dezembro de 2007)
Idioma: Português

SOBRE A AUTORA: Nasceu em Rasht, no Irã, em 1969, e atualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerã, onde passou a infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda. Aos catorze anos, partiu para o exílio na Áustria, e depois retornou ao Irã a fim de estudar belas-artes. Estabelecida na França como autora e ilustradora, Marjane ainda voltou à narrativa de memórias no livro Frango com ameixas, baseado em relatos de seu avô. Em 2007, Persépolis foi transformado num longa-metragem de animação, que estreou no festival de Cannes.

ADQUIRA O SEU EXEMPLAR: 

CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros