[PARA DISCUTIR] OS LIVROS DE ELLE KENNEDY.
novembro 10, 2019
O subgênero new adult se tornou muito popular nos últimos anos, principalmente quando pegamos autoras como Tammara Webber e Jennifer L. Armentrout. Para quem não conhece, o Mature Young Adults (Jovem adulto maduro), é definido de maneira resumida como a passagem da adolescência para a vida adulta. Grande parte dos livros retratam momentos desta época da vida, como primeiro emprego, ingresso na faculdade, alistamento no exercito (como nos livros do EUA), casamento, gravidez, entre outros aspectos. Para entender um pouco mais, sugiro ler esta pequena introdução que escrevi.
Assim, em 2015, a autora americana Elle Kennedy lançou uma série de livros chamada Off Campus que ganhou muita popularidade em diversos países. No Brasil foi adquirida pelo selo Paralela, sendo lançada como Amores Improváveis. Em meio a um enredo com garotos do hockey e muitas descobertas sobre suas próprias identidades, os protagonistas ganham o coração das leitoras por suas qualidades e defeitos. Segue a lista dos livros:
O Acordo (Amores Improváveis #1): Tocante, profundo, engraçado, sexy... ''O Acordo" é um romance que vai te encantar e surpreender a cada página. Hannah Wells finalmente encontrou alguém que a interessasse. Mas, embora seja autoconfiante em vários outros aspectos da vida, carrega nas costas uma bagagem e tanto quando o assunto é sexo e sedução. Não vai ter jeito: ela vai ter que sair da zona de conforto Mesmo que isso signifique dar aulas particulares para o infantil, irritante e convencido capitão do time de hóquei, em troca de um encontro de mentirinha. Tudo o que Garrett Graham quer é se formar para poder jogar hóquei profissional. Mas suas notas cada vez mais baixas estão ameaçando arruinar tudo aquilo pelo qual tanto se dedicou. Se ajudar uma garota linda e sarcástica a fazer ciúmes em outro cara puder garantir sua vaga no time, ele topa. Mas o que era apenas uma troca de favores entre dois opostos acaba se tornando uma amizade inesperada. Até que um beijo faz com que Hannah e Garret precisem repensar os termos de seu acordo
O Erro (Amores Improváveis #2): Logan parece viver uma vida de sonhos. Com um talento incrível para jogar hóquei e um charme inato para conquistar mulheres, ele é uma das maiores estrelas da universidade de Briar. Mas por trás do característico sorriso maroto, ele esconde duas grandes angústias – a primeira, estar apaixonado pela namorada de seu melhor amigo. A segunda, saber que sua vida, após a formatura, se tornará um beco sem saída. Um dia, por acaso, ele conhece Grace, uma garota tão encantadora quanto intrigante. Tudo nela parece ser original e deliciosamente contraditório – tímida, mas ao mesmo tempo vibrante. Doce, mas ao mesmo tempo forte e confiante. A cada encontro, Logan se vê mais e mais envolvido. Mas um grande erro colocará o relacionamento desses dois jovens em risco. Agora, Logan terá que se esforçar para reconquistar Grace – nem que para isso ele precise amadurecer e encarar de frente as suas questões mais profundas e doloridas.
O Jogo (Amores Improváveis #3): Talentoso, inteligente e festeiro, Dean Di Laurentis sempre consegue o que quer. Sexo, notas altas, sexo, reconhecimento, sexo… É sem dúvida um galanteador de primeira, e ainda está para encontrar uma mulher imune ao seu charme descontraído e seu jeito alegre de encarar a vida. Isto é, até ele se envolver com Allie Hayes. Em uma única noite, essa jovem atriz cheia de personalidade virou o mundo de Dean de cabeça para baixo. E agora ela quer que eles sejam apenas amigos? Dean adora um desafio, e não vai medir esforços para convencer essa mulher tão linda quanto teimosa de que uma vez não é suficiente. Mas o que começa como um simples jogo de sedução logo se torna a experiência mais incrível e surpreendente de sua vida. Afinal, quem disse que sexo, amizade e amor não podem andar de mãos dadas?
A Conquista (Amores Improváveis #4): De todos os jogadores do time de Hóquei da universidade de Briar, John Tucker se destaca por ser o mais sensato, gentil e amável. Diferente de seus amigos mulherengos, ele sonha mesmo é com uma vida tranquila- esposa, filhos e, quem sabe um dia, abrir um negócio próprio. Mas nem mesmo o cara mais calmo do mundo estaria preparado para o turbilhão de emoções que ele está prestes a enfrentar. Sabrina James é a pessoa mais ambiciosa, dedicada e batalhadora do campus. Seu jeito sério e objetivo é interpretado por muitos como frieza, mas ela não está nem aí para sua fama de antipática. Tudo o que ela quer é passar em Harvard, tirar ótimas notas e conquistar a tão sonhada carreira como advogada. Só assim ela conseguirá escapar de seu passado difícil e de sua família terrível. Um acontecimento inesperado vai desses jovens de cabeça para baixo. Tucker e Sabrina vão precisar se unir e rever seus planos para o futuro. Juntos, eles aprenderão que a vida é cheia de surpresas, e que o amor é a maior conquista de todas.
Também existe a série complementar, chamada Briar U, que teve seu último livro lançado mês passado:
The Chase (Briar U #1): Todo mundo diz que opostos se atraem. E eles devem estar certos, porque não existe uma razão lógica para eu estar tão atraída por Colin Fitzgerald. Eu normalmente não curto atletas nerds tatuados que jogam hóquei e videogames e que acham que eu sou avoada e superficial. Sua limitada visão de mim é o primeiro ataque contra ele. O fato dele ser amigo do meu irmão não ajuda. E que seu melhor amigo é caidinho por mim. E que eu acabei de ir morar com eles. Oh, não comentei que éramos colegas de quarto? Acho que não importa. Fitzy deixou bem claro que ele não está interessado em mim, mesmo que as faíscas entre a gente estejam propensas a queimar a casa toda. Entretanto, eu não sou o tipo de garota que corre atrás dos homens e não vou começar agora. Já estou muito ocupada lidando com a nova faculdade, um professor desprezível e um futuro incerto. Sendo assim, se meu complicado colega de quarto de repente acordar e perceber o que está perdendo? Ele sabe onde me encontrar.
The Risk (Briar U #2): Um romance sexy e independente da autora best-seller do New York Times Elle Kennedy! Todo mundo diz que eu sou uma garota má. Eles estão apenas parcialmente certos - eu não deixo o medo me dominar, e eu certamente não me importo com o que as pessoas pensam. Mas eu traço a linha de dormir com o inimigo.Como filha do treinador principal de hóquei do Briar, eu seria difamada se me ligasse a um jogador de um time rival. E é isso que Jake Connelly é. A estrela de Harvard é arrogante, irritante e atraente demais para o seu próprio bem. Mas o destino é cruel - eu preciso de sua ajuda para garantir um estágio muito cobiçado, e o idiota sexy não está facilitando para mim. Eu preciso que Connely seja meu namorado falso. Para cada encontro falso...ele quer um pra valer. O que significa que esta menina má está em apuros. Nada de bom pode vir de se esgueirar com Jake Connelly. Meu pai me mataria, meus amigos se revoltariam e minha carreira pós-faculdade estaria em risco. Mas enquanto está ficando cada vez mais difícil resistir ao apelo sexual e ao sorriso arrogante de Jake, eu me recuso a me apaixonar por ele. Esse é o único risco que não estou disposta a correr.
The Play (Briar U #3): O que eu aprendi após as distrações do último ano custou ao meu time de hóquei nossa temporada inteira? Sem vadiagem. Sem vadiagem e ponto final. Como novo capitão do time, eu preciso de uma nova filosofia: hóquei e faculdade agora, mulheres depois. O que significa permanecer no celibato... não importa quão difícil as coisas se tornem. Mas não há nada no manual que diga que eu não posso ser amigo de uma mulher. E eu não vou mentir - minha nova colega de classe Demi Davis é uma garota muito legal. Sua esperteza é muito atraente, assim como todo o resto, mas o fato dela ter um namorado elimina a tentação de tocá-la. Exceto que em três meses dessa amizade, Demi fica solteira e está à procura de diversão. E ela está fazendo um jogo comigo. Evitá-la é impossível. Nós somos colocados juntos em um longo projeto da faculdade, mas estou confiante de que posso resistir à ela. Nós nunca daríamos certo de qualquer maneira. Nossas origens são muito diferentes, nossos objetivos não se alinham e os pais dela me odeiam. Esse envolvimento é uma ideia muito ruim. Agora eu só preciso convencer meu corpo - e meu coração.
Elle também escreve livros com tématica LGBTQ+ em parceria com outra autora de new adult, chamada Sarina Bowen, com quem também fez outras obras:
Ele (Him #1): James Canning nunca descobriu como perdeu seu melhor e mais próximo amigo. Quatro anos atrás, seu tatuado, destemido e impulsivo companheiro desde a infância simplesmente cortou contato. O maior arrependimento de Ryan Wesley é ter convencido seu amigo extremamente hétero a participar de uma aposta que testou os limites da amizade deles. Agora, prestes a se enfrentarem nos times de hóquei da faculdade, ele finalmente terá a oportunidade de se desculpar. Mas, só de olhar para o seu antigo crush, Wes percebe que ainda não conseguiu superar sua paixão adolescente. Jamie esperou bastante tempo pelas respostas sobre o que aconteceu com seu relacionamento com Wes, mas, ao se reencontrarem, surgem ainda mais dúvidas. Uma noite de sexo pode estragar uma amizade? Essa e outras questões sobre si mesmos vão ter que ser respondidas quando Wesley e Jamie se veem como treinadores no mesmo acampamento de hóquei.
Nós - O Felizes Para Sempre de Ryan e James (Him #2): Será que seus jogadores de hóquei preferidos terminarão a primeira temporada juntos e invictos? Ryan Wesley (Wes) e James (Jamie) Canning se conheceram num acampamento de hóquei quando crianças. A amizade entre os dois cresceu pouco a pouco até que um acontecimento inesperado os afastou. Quando eles se reencontram na faculdade, ambos já adultos, se apaixonam e iniciam uma nova relação, agora de amor. Por motivos profissionais, Wes não quer que seu relacionamento se torne público, mas um de seus colegas de time se muda para o mesmo prédio onde ele está morando com Jamie, e a vida secreta que os dois construíram cuidadosamente corre o risco de ruir. Com o mundo externo pronto para testá-los, Jamie e Wes precisam descobrir do que são capazes em nome do amor que têm um pelo outro.
A autora tem uma forma engraçada e descontraída de produzir seus livros, em partes por conta do subgênero escolhido. É muito legal ver a forma como ela trabalha diversos temas importantes, como o narcisismo parental e violência doméstica em O Acordo; o alcoolismo e o conceito de amor em O Erro; a forma como lidamos com a morte de uma pessoa próxima de nossas vidas em O Jogo e gravidez na adolescência em A Conquista. Além dos dilemas românticos dos jovens, principalmente ligados a questão sexual.
Inclusive, um dos meus livros favoritos é O Jogo. Eu adoro como a autora desenvolve o personagem do Dean. Quando o conhecemos em O Acordo, presumimos que ele seja alguém que não quer "nada com nada". Mas, quando ele ganha voz em seu livro, descobrimos que ele é sexualmente bem resolvido, além de um cara leal e companheiro, que ama o que faz e que tem seus próprios demônios que o impedem de, muitas vezes, buscar aquilo que gosta, o que acaba impactando em seus relacionamentos.
As personagens femininas são incríveis. Cada uma tem seu jeito próprio de ser, além de se apoiarem mutualmente. É lindo de ver a amizade entre Hannah e Alie, além da sororidade que pode ser encontrar na série Briar U, entre Summer, Brenna, Rupi e Demi e outras meninas. E, ao contrário de algumas histórias, aqui encontramos mulheres que sabem o que querem e correm atrás de seus objetivos, apesar das inseguranças. É lindo ver quando conseguem se fazer brilhar.
Conversando com uma amiga, foi interessante observar quanta coisa bacana pode-se refletir ao ler os livros da Elle. Apesar dos defeitos, que se encontram nos clichês e em estereótipos, como nos livros da série Him, temos um bom grau de desconstrução, que acaba por se diferenciar de muitas obras ligadas ao subgênero que trata a masculinidade tóxica, por exemplo, como algo a se vangloriar e naturalizar. Por isso, acho refrescante encontrar bons personagens como Logan, Tucker e Hunter.
Assim, deixo meu convite para conhecer mais do trabalho de Elle Kennedy. São livros bem gostosos e rápidos de ler, até mesmo quando bate a famosa "ressaca literária". Tenho certeza que estes personagens irão de cativar, seja por suas maneiras de se portar, seja por suas histórias que lhe arrancaram suspiros.
0 comentários