[INDICAÇÃO] HISTÓRIA DA BRUXARIA: FEITICEIRAS, HEREGES E PAGÃS, JEFFREY B. RUSSEL E BROOKS ALEXANDER.
janeiro 18, 2020
Quando comecei a ler sobre a religião Wicca, fiquei encantada com toda a história, mas percebi que necessitava de uma obra que pudesse abranger de tudo um pouco sobre a história da bruxaria, mais como um fichamento. Assim surge este livro, lançado pela editora Aleph por meio do selo Goya em uma edição muito bem produzida. O mais interessante é compreender o quanto as reproduções passadas que fizeram com que o nome "bruxa" forjaram as muitas percepções sobre todos os significados por detrás deste termo.
SINOPSE: Da feitiçaria antiga aos recentes movimentos neopagãos, a história da bruxaria está nas entrelinhas da própria História. As bruxas são um estereótipo duradouro e mutável na mentalidade coletiva. Sua tradição, repleta de perseguições e reviravoltas, tem uma trajetória silenciosa, mas não por isso menos verdadeira e devastadora.
O livro se divide em mostrar: o que é ser uma bruxa, feitiçaria, raízes da bruxaria europeia, sobre o período da Inquisição, bruxaria na Grã-Bretanha e nas colônias inglesas, os julgamentos em Salém, o declínio da bruxaria e sua volta na bruxaria moderna, o surgimento e desdobramento da bruxaria neopagã e mais informações sobre a religião Wicca. A forma didática e envolvente da obra faz diferença para o leitor, principalmente pela quantidade de informações disponíveis. Ao final, tem um capítulo em especial bem bacana que nos coloca a reflexão do papel da bruxaria nos dias atuais.
A linguagem é mais formal, dado o estilo dos autores e por ser uma obra de pesquisa. Contudo, dá para contornar a situação pesquisando os termos, nomes e referências citadas, que tornam a leitura ainda mais enriquecedora. Como eu havia dito inicialmente, demandava de um livro que pudesse abranger um pouco de tudo, assim poderia me ajudar a ter pontos-chave para me ajudar em uma pesquisa mais aprofundada. Então, adianto que os temas deste livro não são colocados de maneira extensa, e sim como um pontapé inicial para entender mais do tema. Aliás, um dos melhores pontos fortes do livro estão em sua impecável bibliografia.
Eu pessoalmente gostei muito da leitura, e quando a terminei senti uma sensação de satisfação pela quantidade de informações que colecionei e que poderão me ajudar em futuras pesquisas. Livro mais do que recomendado, principalmente para as pessoas que estão começando a explorar o assunto.
"A feitiçaria ocorre em quase todas as sociedades do mundo. É também o mais antigo e o mais profundo elemento no conceito histórico da bruxaria europeia, a qual se formou a partir da religião pagã, do folclore, da heresia cristã e da teologia."
Eu pessoalmente gostei muito da leitura, e quando a terminei senti uma sensação de satisfação pela quantidade de informações que colecionei e que poderão me ajudar em futuras pesquisas. Livro mais do que recomendado, principalmente para as pessoas que estão começando a explorar o assunto.
LINKS QUE PODEM SER BACANAS:
ADQUIRA SEU EXEMPLAR:
SOBRE OS AUTORES:
Jeffrey B. Russell: Professor emérito de história na Universidade da Califórnia, Jeffrey B. Russell também ministra cursos de História e estudos religiosos em Berkeley, Riverside, Harvard, Novo México e Notre-Dame. É autor de inúmeros artigos veiculados nas mais diversas publicações, além de mais de uma dezena de livros, dentre os quais se destacam The Devil: perceptions of evil from antiquity to primitive Christianity (O diabo: percepções do mal da antiguidade à cristandade primitiva), Inventing the flat Earth (Inventando a Terra plana) e A history of heaven: the singing silence (História do paraíso: um silêncio cantante).
Brooks Alexander: Jornalista experiente, versado em Ciência Política e Direito, Brooks Alexander é um estudioso das novas religiões e movimentos espirituais. Autor de Witchcraft goes mainstream (A bruxaria se torna popular), tem escrito numerosos artigos sobre bruxaria, neopaganismo e outros movimentos religiosos mais recentes.
0 comentários