[LITERATURA LATINO-AMERICANA] 5 LIVROS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ.

janeiro 18, 2021


Quando falamos de autores latino-americanos, sempre nos vem a cabeça alguns nomes bem conhecidos e o dele nunca ficaria de fora. Gabriel José García Márquez nasceu em 06 de março de 1927, na pequena cidade de Aracataca, Colômbia. Vencedor do Nobel de Literatura em 1982, já publicou mais de 20 obras, traduzidas para 36 idiomas. Ficou conhecido por inserir o realismo mágico em suas narrativas, especialmente no seu mais famoso trabalho, Cem anos de solidão, que será adaptado pela Netflix. García Márquez faleceu em 17 de abril de 2014. 

Assim, pensando no seu catálogo de sucesso e em como apresentar o seu talento para a escrita, selecionei cinco de suas grandes pérolas. São leituras que todos podem realizar, independente ou não de já conhecerem o Gabo, como é chamado carinhosamente por seus admiradores. Confira:

1. Ninguém Escreve ao Coronel

Sendo um dos primeiros trabalhos escritos por García Márquez, este conto de 95 páginas traz muito da experiência pessoal do autor, que na época, estava passando por uma crise financeira da mesma forma que os protagonista, ao lembrarmos que era seu início de carreira. A história nos apresenta a um casal de idosos que estão numa situação de pobreza que é muito bem descrita, especialmente quando podemos sentir seus anseios e aquela ponta de esperança quando citam que estão esperando por uma carta que poderá trazer as notícias da aposentadoria do Coronel, que aguarda por este momento há mais de 15 anos. Ele e sua esposa cuidam de um galo deixado por sua filho assassinado em uma rinha. Pelo que acompanhamos, este animal é alimentado de forma a fazer com que engorde para que seja vendido, fazendo com que os personagens principais acabem deixando de se alimentar corretamente em prol desta possível venda que poderá ajudá-los financeiramente. Como sempre, a maneira como o autor nos envolve com seus personagens é surpreendente. As críticas em relação a uma sociedade criada sob uma ditadura e as burocracias que atrasam a vida de muitas pessoas são apenas algumas das fantásticas reflexões que ele traz neste livro. Vale muito a pena conhecer!  

ADQUIRA SEU EXEMPLAR 

2. Doze contos peregrinos 

Considerada uma das coletâneas mais importantes da literatura mundial, esta obra nos apresenta doze contos que apresentam histórias de latino-americanos na Europa, em lugares como Barcelona, Genebra, Roma e Paris. Como o autor informa no prefácio, as histórias apresentadas ao longo de suas 256 páginas são resultado de anos de anotações e observações que não tiveram uma ordem cronológica certa, e que muitos rascunhos foram descartadas por não serem interessantes ou pela escrita "desandar", como o próprio afirma, até que ele conseguiu definir o que queria, originando os contos que podemos acompanhar neste livro. Confesso que algumas histórias me envolveram mais do que outras, porém aqui continua claro o talento do autor na construção de suas tramas e no desenrolar de seus personagens, sempre tão realistas e crus. Os meus favoritos são: Me alugo para sonhar; A Santa; Assombrações de Agosto e Doze Contos Peregrinos. 

ADQUIRA SEU EXEMPLAR 

3. A Incrível e Triste História de Cândida Eréndira e sua Avó Desalmada  

E vamos de mais contos? Juro que não é proposital. O autor escreve romances incríveis, mas seus livros de contos merecem todo o reconhecimento. Este foi um dos que conheci enquanto buscava conhecer mais sobre o trabalho dele e me surpreendeu positivamente, pois não imagina que iria gostar tanto, já que estava saindo da leitura de Crônica de uma Morte Anunciada. Aqui, Gabo nos coloca em um exercício de entender os dilemas enfrentados pelos personagens, que são impactados por acontecimentos estranhos em seu cotidiano. Gosto muito da maneira como ele traz a realidade das comunidades  litorâneas e do deserto e como o realismo mágico se insere em todo este contexto, especialmente no meu queridinho, que aborda a história de Cândida e sua avó. Que delícia de leitura! Sabe quando você se pega lendo sem pausa e não quer largar de tão sensacional? Foi assim que me senti tendo esta obra em mãos. Sei que ela divide opiniões, mas como toda leitura, vale a pena você se arriscar por sua conta e risco. 

ADQUIRA SEU EXEMPLAR 

4. Crônica de uma morte anunciada 

"No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo.” Dizem que todo início de livro que já nos impacta de alguma forma, deve dizer muito sobre si mesmo. Esta afirmação nunca esteve tão perto da verdade. De acordo com Gabo, durante várias entrevistas quando questionado sobre o que o inspirou a escrever esta obra, alguns fatos ocorridos por volta de 1951, em Sucre, na Colômbia, o levaram a desta história. Aqui temos o assassinato de Santiago, algo não muito surpreendente por seus familiares, visto que já sabiam que tal fatalidade poderia acontecer por conta de uma vingança. Ao longo do livro, vamos montando o quebra-cabeça que originou nesta morte e as motivações e verdades que ele pode trazer para luz. Eu gosto muito desta obra por conta do seu conteúdo de romance policial com uma mistura de suspense, que também abarca um pouco do jornalismo literário quando vemos partes das investigações. A forma não-linear com que tudo é nos contado, especialmente sobre os personagens que podem estar envolvidos no assassinato é muito interessante e te faz imergir na leitura. Com toda a certeza, é uma daquelas obras que você não pode deixar de fora quando se cita o nome de Gabriel García Márquez. 

ADQUIRA SEU EXEMPLAR 

5. Notícia de um Sequestro 

O último livro de nossa lista foi uma leitura que fiz no ano passado junto com meus colegas de turma (curso jornalismo). Tenho ele como um dos principais exemplo de como produzir um excelente livro-reportagem, e não apenas pela parte escrita, mas também levando em consideração o assunto a ser trabalhado e a maneira com que foi apurado. Gabo disse diversas vezes que levou muito tempo para juntar o material que utilizou para escrever a obra, particularmente por precisar colher vários depoimentos de pessoas (políticos e profissionais de imprensa) que foram sequestradas na Colômbia a mando de Pablo Escobar em 1990. Para quem desconhece, Márquez atuou como repórter do jornal colombiano El Universal por pouco mais de 10 anos, e foi por meio desta oportunidade que conheceu muito do seu próprio país e do seu talento para a escrita de ficção. Um dos relatos que acompanhamos ao longo do livro é da amiga de Gabo, a jornalista e política Maruja Pachón Castro, que possuía muitas ligações de inimizades com narcotraficantes por conta de sua posição e de seu casamento com Luis Alberto Villamizar Cárdenas, antigo diplomata e político colombiano, que combatia a expansão do Cartel de Medellín. A forma com que somos inseridos neste contexto social e político é muito bacana, considerando que ajudam a nos ambientar e entender mais sobre os relatos dos sequestrados e como tudo aconteceu. Uma obra ímpar e extremamente necessária. 

ADQUIRA SEU EXEMPLAR 


CONHEÇA NOSSAS OUTRAS POSTAGENS:

0 comentários

@mariandonoslivros