[ADAPTAÇÃO LITERÁRIA] O PERSONAGEM POR TRÁS DA SÉRIE LUPIN.
fevereiro 01, 2021Se você está navegando pela internet nestas duas últimas semanas, já deve ter notado vários comentários sobre uma série francesa chamada Lupin. Se não, acho que chegou o momento certo de você ter a oportunidade de saber mais sobre ela. Criada por George Kay e François Uzan, estreou na Netflix no início deste ano, com o lançamento de cinco episódios de sua primeira parte. O streaming confirmou a segunda parte para este primeiro semestre.
A história acompanha Assane Diop, que arquiteta um plano de vingança contra as pessoas que prejudicaram seu pai devido a uma acusação falsa do roubo de um colar muito importante. Mesmo com episódios longos, a série consegue te prender e fascinar pela trama apresentada, especialmente quando sabemos que é influenciada pelos icônicos livros de Arsène Lupin, um personagem famoso da ficção francesa, que usava disfarces para mudar de identidade e assim cometer delitos. Então, bora conhecer mais sobre a inspiração de Diop.
Criado pelo romancista Maurice Leblanc, apareceu pela primeira vez na revista Je sais tout em julho 1905, na história titulada A Detenção de Arsène Lupin. Como fez muito sucesso entre os leitores, sua aventuras se estenderam até a morte de seu criador, com o resultado de 38 contos, 15 romances, quatro peças de teatro e três novelas. Acredita-se que Leblanc se inspirou em diversas figuras da época para compor o personagem e suas tramas, como o ilegalista anarquista Marius Jacob, conhecido pelo seu senso de humor e pela generosidade com suas vítimas. Também temos muitas citações (com um pouco de treta literária) ao ilustre Sherlock Holmes, criado por Arthur Conan Doyle.
A época que a história se passa também influencia, pois Lupin atuava como uma espécie de Robin Hood, buscando ajudar os mais necessitados e zombando da burguesia em ascensão por meio dos crimes que cometia. O cotexto em questão é da Belle Epoque, ocorrida no final do século XIX, logo após a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), quando já despertava o impulsionamento no processo de industrialização e do progresso tecnocientífico. O êxodo rural se tornava cada vez mais frequente e a sociedade continua a demonstrar as classes mais e menos favorecidas.
Livros publicados no Brasil
Estas obras já faziam um certo sucesso de nicho, mas com a explosão da série, muitas pessoas se interessaram para conhecer mais do ladrão de cartola e monóculo. Abaixo, segue a lista deles em suas respectivas editoras:
Editora Zahar
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes - Compre aqui
Sinopse: Arsène Lupin é o ladrão de casaca mais famoso e admirado que o mundo já conheceu. Genial e sedutor, ele age de acordo com suas próprias leis, mas sempre obedecendo a um código de honra cavalheiresco. Nesse volume, o segundo da série, Lupin trava um inesquecível duelo com seu arquirrival, o detetive inglês Herlock Sholmes, em duas histórias mirabolantes e muito divertidas: "A Mulher Loura" e "A lâmpada judaica". Levará a melhor quem for mais rápido - no poder de raciocínio e dedução ou, se necessário, com os punhos. Essa aventura de um dos personagens mais clássicos da literatura policial traz o texto integral em primorosa tradução de André Telles e Rodrigo Lacerda - vencedores do Prêmio Jabuti -, apresentação e cronologia de vida e obra do autor. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
O ladrão de casaca - Compre aqui
Sinopse: Um dos maiores clássicos da literatura policial e de aventura em luxuosa edição com tradução impecável. Brilhante, audacioso, sedutor, mestre do disfarce e do jiu-jítsu, Arsène Lupin é a irônica resposta francesa a Sherlock Holmes: um ladrão refinado e anarquista, espécie de Robin Hood da Belle Époque. Nas nove histórias que compõem essas primeiras aventuras, o irresistível anti-herói atormenta seus oponentes, zomba das convenções estabelecidas, ridiculariza a burguesia e ajuda os mais fracos. E ainda enfrenta um grande detetive inglês, não por acaso chamado Herlock Sholmes. Essa edição traz texto integral, excelente tradução de André Telles e Rodrigo Lacerda, vencedores do Prêmio Jabuti, apresentação de Lacerda, posfácio de Maurice Leblanc e cronologia de vida e obra do autor. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
Editora Principis
Arsène Lupin o ladrão de casaca - Compre aqui
Sinopse: Arsne Lupin, que conseguiu ser mais famoso que seu criador, nasceu por encomenda do editor Pierre Lafitte ao escritor Maurice Leblanc. Este livro reúne as nove histórias A prisão de Arsne Lupin, Arsne Lupin na prisão, A fuga de Arsne Lupin, O viajante misterioso, O 'Colar da Rainha', O sete de copas, O cofre de Madame Imbert, A pérola negra, Herlock Sholmes chega tarde demais inter-relacionadas, tais como foram publicadas na revista do editor Lafitte, Je sais tout. Quando Arsne Lupin é preso ao descer do navio em Nova Iorque, seu biógrafo já o acompanha, pois Watson sempre acompanhará Sherlock Holmes. A diferença é que aqui é o próprio Maurice Leblanc quem se transforma em personagem para contar as aventuras do protagonista de sua invenção.
Algumas das capas dos livros publicados no Brasil. |
Arsène Lupin contra Herlock Sholmes - Compre aqui
Sinopse: Espirituoso, charmoso, brilhante, astuto e possivelmente o maior ladrão do mundo, Lupin se depara com o único homem que pode ser capaz de detê-lo: nada menos do que o grande cavalheiro-detetive britânico Herlock Sholmes! Quem sairá triunfante? Este clássico contém duas histórias que não permitem ao leitor tirar os olhos das páginas do livro: Em A mulher loura, dividida em seis capítulos, dois acontecimentos envolvendo uma dama loura e desaparecimentos misteriosos agitam a vida de Lupin. Em A lâmpada judaica, dois capítulos eletrizantes e divertidos, uma joia preciosa desaparece e Herlock Sholmes é chamado para desvendar o mistério.
Os bilhões de Arsène Lupin - Compre aqui
Sinopse: James Mac Allermy, fundador e diretor do Allo-Police, o maior jornal de criminologia dos Estados Unidos, tinha acabado de entrar na redação no final da tarde. Cercado por alguns de seus colaboradores, ele lhes dizia sua opinião ainda muito incerta, aliás sobre o crime abominável cometido no dia anterior contra três crianças pequenas, e que a opinião pública, revoltada pelas circunstâncias particulares, tinha imediatamente batizado de O massacre dos trigêmeos.
Arsène Lupin e a rolha de cristal - Compre aqui
Sinopse: Que interesse pode haver em uma rolha de cristal, para que tantas pessoas a desejem? Nessa emocionante aventura será que o maior ladrão do mundo pode se recompor, salvar da guilhotina seus homens presos e ainda recuperar sua honra perdida? Arsène Lupin e a rolha de cristal, romance de mistério de Maurice Leblanc, foi publicado primeiramente em série no jornal francês Le Journal de setembro a novembro de 1912 inspirado pelos infames escândalos do Panamá que aconteceram entre1892 e 1893. O romance toma emprestado do conto de EdgarAllan Poe, A carta roubada, a ideia de esconder um objeto à vista de todos e prende o leitor com o estilo de Maurice Leblanc.
Editora Pandorga
Arsène Lupin, O Ladrão De Casaca - Compre aqui
Sinopse: Arsène Lupin, o ladrão de Casaca é uma coletânea de nove histórias do escritor francês Maurice Leblanc que constituem as primeiras aventuras de Arsène Lupin. O editor da revista francesa Je sais tout encomendou a Maurice uma novela policial, cujo herói fosse para França o que era para a Inglaterra o detetive Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle. Nasceu assim Arsène Lupin, personagem vivo, audacioso, impertinente, desafiando sem cessar o Inspetor Ganimard, arrastando corações atrás de si, zombando das posições conquistadas e ridicularizando os burgueses, socorrendo os fracos, Arsène Lupin é um Robin Hood da Belle Époque. Nessa edição especial em capa dura, o leitor encontrará a versão integral do texto, traduzido diretamente do francês. Acompanham pôster e marcador exclusivo. Observação: Esta edição é muito parecida com a que vemos na série.
Adaptações para diversos produtos
Em 1932, foi lançada a primeira adaptação cinematográfica, dirigida por Jack Conway. Na história, John Barrymore é o duque de Chamerace, um nobre francês que pode ou não ser Arsène Lupin, mas que está afundado em dívidas. Lionel Barrymore é o detetive Guerchard da polícia francesa, que tem certeza de que Chamerace é de fato Lupin. O tal nobre se envolve em um grande escândalo e o chefe de Guerchard exigiu que o investigador pegue Lupin em uma semana ou ele seria demitido. Aqui você pode conferir um trailer bem rapidinho com partes do filme.
Entre 1971 e 1974, a série de mesmo nome do personagem foi transmitida na França, mas assim como Lupin, também seguiu uma narrativa mais única. Ao todo foram ao ar 26 episódios. O ator principal, Georges Descrières, foi bem elogiado pelo papel. Inclusive, ele segue bem descrição feita nos livros, como você pode ver na foto abaixo.
A Netflix também tem outra produção baseada no personagem francês: o anime Lupin III, baseado no mangá de mesmo nome. No caso, ambos são uma releitura. Mas, na animação japonesa, a história se concentrada no grupo de ladrões liderados pelo neto do ladrão de casaca. Nos jogos Sherlock Holmes: Némesis e Persona 5 ele também é citado quando surge a rivalidade entre detetive e ladrão. Ou seja, tem muito conteúdo bacana pra você se aventurar por todo este universo criado por Maurice Leblanc. Ficou curioso sobre a versão de 2021? Pois segue o trailer para você conferir um pouco mais:
0 comentários